Treinamento: 5 formas de desenvolver profissionais mais estratégicos

Técnicas são essenciais para empresas que desejam investir na capacitação de seus colaboradores

Os investimentos na área de treinamento corporativo estão crescendo gradativamente nos últimos anos, assim como o interesse de novas empresas em implantar uma cultura de aprendizagem com seus colaboradores. Segundo o relatório de 2023 do World Economic Forum sobre o futuro do trabalho, em termos de investimento em recursos humanos, o mais importante investimento para os 5 próximos anos, está na educação e na aprendizagem "on the job" (durante o trabalho).  

Nesse cenário, para a especialista Constanza Hummel, CEO e fundadora da Building 8, uma das maiores referências em treinamento e desenvolvimento corporativo, é preciso saber aproveitar esse novo momento. “Ser ‘insanamente estratégico’, um conceito que gosto de aplicar quando falo a respeito do cenário de treinamento e desenvolvimento, tem a ver com liderar a transformação na organização e não somente responder às demandas estratégicas da companhia”, explica.

A executiva listou cinco tópicos imprescindíveis que devem ser seguidos, caso a empresa queira investir em uma estratégia sólida de treinamento corporativo:

Leitura de cenário interno e externo

“Ao compreendermos elementos internos, como resultados atuais, ambição, visão e imperativos estratégicos, é possível identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Isso permite um alto alinhamento com o aprimoramento ou aquisição das competências críticas, garantindo que o plano possa suprir lacunas de habilidades e promova o desenvolvimento dos talentos internos”, afirma a executiva.

Para mais, a especialista aponta que estar atento ao ambiente externo permite antecipar desafios e oportunidades, que podem influenciar as necessidades de capacitação da equipe. “Apesar de ser meio óbvio que ter leitura do cenário interno é relevante para o treinamento corporativo, também se faz necessário compreender o cenário externo, pois envolve o monitoramento dos fatores externos que impactam as organizações, como o mercado e suas tendências, avanços tecnológicos, riscos e oportunidades, jornada do cliente, concorrência e políticas governamentais”, explica.

Clareza e diagnóstico

Para a executiva, o maior objetivo de ter um momento de clareza e diagnóstico é a geração de insights pós leitura de cenários, além de compreender fortalezas e fraquezas em relação ao objetivo de alavancar o negócio.

“É importante realizar o mapeamento de competências gerais, considerando upskilling - processo de aprimoramento de habilidades e conhecimentos dos colaboradores em suas áreas de atuação atuais - e reskilling - processo que proporciona aos colaboradores aprimoramento de novas habilidades e competências diferentes de suas funções atuais -, evitando sobreposição de soluções”, complementa.

Definição de impacto e identificação de gaps e alavancas

“Seguindo ordem cronológica, nesse momento, ao invés de definir objetivos de aprendizagem, se mostra mais estratégico definir o impacto que queremos gerar em toda cadeia de valor, pois a partir disso é possível entender a transformação necessária para atingir os objetivos estratégicos da organização, além de auxiliar na amplitude e força para a conquista de recursos”, elucida a especialista. 

Nesse cenário, as alavancas se definem como o que a empresa já tem ou faz bem para auxiliar no impulso para atingir esse impacto definido. Para além disso, é importante analisar as competências em destaque no mercado, que auxiliaram nessa trajetória. De acordo com o "Future of Jobs Report", divulgado em maio de 2023 pelo World Economic Forum, as competências para serem desenvolvidas pelas organizações e indivíduos nos próximos cinco anos incluem pensamento analítico; pensamento criativo; resiliência, flexibilidade e agilidade; motivação e auto-consciência; curiosidade e lifelong learning. 

Plano de ação, KPIs e engajamento de sponsors

“Um plano de ação, KPIs (indicadores-chave de desempenho) e o engajamento de sponsors desempenham papéis-chave na eficácia e sucesso das iniciativas de capacitação dentro de uma organização”, diz Constanza.

Segundo a executiva, um plano de ação bem estruturado que delineia objetivos, atividades, recursos, pessoas e cronograma para implementar iniciativas de treinamento e desenvolvimento. Já os KPIs são métricas quantificáveis que medem o desempenho e o progresso das iniciativas de treinamento e desenvolvimento e o impacto definido. “Eles fornecem dados objetivos que podem ser usados para comunicar o impacto dos programas de treinamento e somam ao planejamento no objetivo de tornar o treinamento mais assertivo”, explica. 

Por fim, os sponsors, ou patrocinadores, são líderes, tomadores de decisão na organização ou pessoas que podem influenciar positivamente a jornada de aprendizagem definida e, com isso, o envolvimento desses personagens é fundamental para demonstrar a importância estratégica do treinamento, alocar recursos adequados e criar uma cultura de aprendizado contínuo na empresa. 

“A combinação desses três elementos cria uma sinergia poderosa que impulsiona o sucesso das atividades”, completa a especialista.

Comunicação estratégica e engajamento de stakeholders

Os stakeholders são todas as partes interessadas envolvidas direta ou indiretamente com a organização, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, investidores, entre outros.

“Engajar esses stakeholders no processo de treinamento e desenvolvimento é fundamental, pois garante o apoio financeiro e logístico para a implementação dos programas de capacitação, legitima os programas de treinamento, mostrando que as iniciativas são valorizadas por diferentes segmentos da organização, além de ser essencial para a sustentabilidade dos programas de treinamento, pois promove a cultura de aprendizado a longo prazo. É importante pensar em ações de engajamento por stakeholder, pois as ações variam muito de um cargo para outro”, explica a CEO.

Mas, para isso, segundo a especialista, é importante também estabelecer uma comunicação estratégica entre todos os funcionários, pois garante clareza na forma hora de transmitir os objetivos, benefícios e metas dos programas de treinamento para os colaboradores. “Isso ajuda a garantir que todos entendam a importância do desenvolvimento pessoal e profissional e como ele contribui para os resultados da empresa. Além disso, uma comunicação estratégica eficaz motiva os colaboradores a participarem ativamente dos programas e é peça fundamental para o engajamento”, finaliza Constanza.