Brasileiro está entre as 24 pessoas com maior QI do mundo

Com percentil acima de 99.99, equivalente a mais de 151 pontos de QI, o Pós PhD em Neurociências Dr. Fabiano de Abreu

As sociedades restritas de alto QI são grupos seletos que reúnem indivíduos com altas  habilidades cognitivas. Através de critérios rigorosos de admissão, apenas pessoas com altos índices em testes de QI podem fazer parte. Com o objetivo de garantir o compartilhamento de informações, viabilização de pesquisas e crescimento pessoal e interpessoal dos membros, às sociedades restritas são fundamentais também para a interação entre os participantes e estímulo ao seu desenvolvimento. 

Se para ingressar em uma sociedade de alto QI é necessário passar por todo esse processo de comprovação e testes, imagine entrar em 7 sociedades. É o que fez o brasileiro e Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela .

Sendo o único no Brasil e ficando entre as 24 pessoas com maior QI do mundo que somam feitos criativos, Dr. Fabiano de Abreu teve sua mais recente aprovação pela ISI Society, que além dos pontos de QI, também tem como critério pedir comprovações de feitos que indiquem a criatividade do indivíduo, considerando-a juntamente com as pontuações tradicionais (99,95 de percentil).

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, a criatividade nem sempre pode ser indicada pelos pontos de QI. “Enquanto o QI mede as habilidades analíticas e de resolução de problemas de um aluno, a criatividade mede sua capacidade de pensar fora da caixa, apresentar novas ideias e se expressar de maneiras únicas. Para ser criativo tem que ser inteligente, mas o tamanho da criatividade não tem relação com o tamanho do QI. Pessoas de alto QI tendem a ser mais criativas, mas a criatividade que consolida e transforma, tem relação com a personalidade e a cognição. Tendo que unir ambos os fatores, inteligência e personalidade, somado ao conhecimento, experiência e nuances que não interfiram no cognitivo para um melhor processo criativo”, explica.

Membro da Mensa, a mais famosa sociedade da área e que só aceita membros com pontuação acima de 98 de percentil, Dr Fabiano também faz parte da Intertel (acima de 99 de percentil) Triple Nine Society e ISPE High IQ Society (com 99,9 de percentil) e Helliq Society (com 99,9 de percentil).

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.