Criado com investimento zero, app de saúde integrada chega a 28 países

Sócios projetam fechar 2023 com faturamento de R$ 2,5 milhões

Aplicativo  Personal Virtual  uniu experiência de profissional de Educação Física que era dono de academia e aluno que é profissional de TI, a plataforma é a única no Brasil com abordagem multidisciplinar que une os três pilares -: saúde física, mental e alimentação equilibrada. Conexão entre profissionais para propósitos determinados é o que mais atrai quem recorre ao app, pelo fato de oferecer um acompanhamento mais completo, garantindo resultados mais efetivos;

Frequentar uma academia de ginástica é um hábito comum para muitos, assim como era para o profissional de TI João Augusto de Freitas Gouvêa, que buscava empreender com alguma solução online. O que ele não imaginava era que sua vontade aconteceria ao conhecer José Corbini,  proprietário do local que frequentava para treinar. Isso porque o profissional de Educação Física compartilhava da mesma vontade, e, com os conhecimentos de tecnologia de João Augusto, resolveu implementar um sistema de gerenciamento interno da academia, em Araraquara, no interior de São Paulo.

Foi a partir dessa parceria, em 2014, que os dois resolveram juntar os conhecimentos de educador físico e de profissional de Tecnologia da Informação para desenvolverem o Personal Virtual,  primeiro aplicativo multidisciplinar do Brasil, que conecta alunos a  profissionais de Saúde como personal trainers, nutricionistas e psicólogos, em um serviço 100% online.

O app começou a operar no início de 2017. “Nosso investimento inicial foi zero, começamos apenas com uma boa ideia e investindo nossos conhecimentos e nosso tempo. Conforme o negócio se tornou rentável, passamos a reinvestir o que lucrávamos no próprio app, e assim fomos crescendo”, relembra Gouvêa.

Conforme o projeto evoluiu, a dupla incluiu novos profissionais, para atender as demandas dos alunos. A partir daí, passaram a oferecer a orientação nutricional e, em 2021, adicionaram o atendimento de psicólogos. “Sempre acreditamos que treino, alimentação equilibrada e saúde mental caminham juntos e dessa forma podemos auxiliar melhor os alunos a alcançarem seus objetivos, que variam muito e vão além da estética”, explica Corbini. 

No início, o Personal Virtual contava apenas com 5 profissionais, mas conforme foi crescendo esse número foi aumentando e hoje são 13 educadores físicos, 7 nutricionistas e 3 psicólogos.

Na divisão de tarefas, Corbini, como profissional de educação física, ficou responsável pela parte de treinamento físico, e  Gouvêa pela área de programação e marketing. “Hoje somos um serviço 100% pago, mas com valor acessível,  porque é esse o modelo de negócio que funciona. Já atingimos mais de 1 milhão de downloads, somamos mais de 35 mil alunos que já utilizaram o app, estamos presentes em 28 países - como Estados Unidos, Japão e Inglaterra e temos, atualmente, 23 profissionais que prestam serviços para o Personal Virtual”, resume Gouvêa.

A plataforma criada por João e José surgiu como pioneira nesse tipo de serviço, mas a concorrência aumentou desde então. “Nosso diferencial é a comunicação em tempo real com os profissionais de Saúde, já que pouquíssimos apps oferecem esse tipo de serviço. A maioria proporciona apenas treinos de acordo com o perfil do cliente, o nosso vai além disso”, complementa Gouvêa.

Para ele, o principal diferencial do aplicativo é justamente a abordagem integrada e multidisciplinar. “Possibilitamos o contato do aluno com   profissionais de Saúde para propósitos determinados, e é isso que desperta a atenção de tantos usuários no Brasil e ao redor do mundo. Por oferecer um  acompanhamento 360º e mais completo, proporcionamos resultados mais efetivos”, avalia o empreendedor.

Sucesso na pandemia

Com o início da pandemia da Covid-19, vieram as restrições e o isolamento social, ou seja, as academias físicas fecharam, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa e os “treinos online” viraram febre. Nesse momento, os dois empreendedores viram o negócio dar um  "boom'', e o número de inscritos na plataforma foi subindo cada vez mais, chegando a  triplicar. Afinal, foram muitos meses de isolamento social, sem as academias e com incertezas. Hoje, o faturamento mensal é de 165 mil.

“O Personal Virtual está sempre crescendo, desde que surgiu, mas na pandemia esse crescimento foi mais acelerado. Apesar da porcentagem de aumento sempre variar, nunca tivemos uma queda nos números, desde que lançamos o app”, comemora o profissional de TI. Ele ressalta que o crescimento acelerado não foi apenas no Brasil, mas no mundo todo, em países da América do Sul e do Norte, Europa, África e até mesmo na Ásia.

Personal Virtual na prática

O modelo de negócio do aplicativo é o de assinatura, com três planos diferentes: mensal, semestral e anual. “Quanto mais meses a pessoa compra, maior o desconto”, explica Gouvêa. No entanto, independentemente do plano, os serviços são os mesmos e o acesso é ilimitado.

“Os treinos são elaborados de acordo com a necessidade dos usuários e é refeito a cada cinco semanas”, diz Corbini. O profissional ressalta que não há uma “regra”, e se o aluno quiser mudar de treino ou de objetivo antes de completar esse tempo, ele pode solicitar junto ao seu personal trainer.

“É interessante porque o personal, o nutricionista e o psicólogo podem se falar entre eles, caso seja necessário. O nutricionista tem acesso ao treino do aluno e o personal consegue ver o plano alimentar. Por questões éticas, a conversa com o psicólogo é sigilosa, mas existe um alinhamento”, acrescenta Corbini.

Agora, os dois sócios prevêem mais crescimento no próximo ano. “Nossa expectativa é ampliar em 20% a 30% nosso faturamento até o segundo semestre de 2023. Também teremos novidades, uma plataforma de vídeo aulas, com nutricionistas e psicólogos, não apenas via chat”, finaliza Gouvêa.