O vestibular é uma importante etapa na vida do estudante e é a porta de entrada para cursos de ensino superior. Nicolas Lazaroto, aluno do Estratégia Vestibulares entende bem essa dinâmica. O jovem foi aprovado em alguns dos mais importantes vestibulares do país, como: 3º lugar no de Física e 19ª Engenharia Aeronáutica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp); 7º lugar em Engenharia Física e 16º em Física da Universidade de São Paulo (USP); e 51º Engenharia Física da Universidade de Campinas (Unicamp).
“Eu comecei a estudar em 2020, enquanto estava no meu 3º ano do ensino médio, querendo aprender mesmo”, comenta Nicolas, aluno do Estratégia Vestibulares . “Sigo uma filosofia de que tenho que estudar o máximo que eu consiga. No começo, eu estudava em média 4 horas por dia, agora na reta final me dedico 10 horas diárias”, explica.
“Neste momento de estudo para os vestibulares é importante que o aluno foque nos conteúdos que cairão nas provas e tenha à sua disposição ferramentas que vão ajudá-lo a se preparar melhor”, comenta Wagner Damazio, diretor do Estratégia Vestibulares.
O jovem, que também estuda para as provas militares, lista algumas dicas do dia a dia que o ajudaram a ir bem nas provas.
Carga horária de estudos
É importante estudar o maior tempo possível. Sigo uma filosofia de que devo me dedicar o máximo possível. Por exemplo, se tem três horas livres, é fundamental dedicar-se durante esse período, porque dessa forma o aluno estará mais preparado para as provas e mais perto da aprovação.
Conheça o vestibular que deseja passar
É de suma importância estudar focado na prova que deseja fazer. Se você estudar para o vestibular da Fuvest, Unesp, entre outras, é fundamental conhecer essas provas e a dinâmica de cada uma, porque as questões são cobradas de um jeito diferente em cada vestibular. O Enem, por exemplo, tem questões mais contextualizadas do que as da Fuvest.
Quando o estudo é mais direcionado para uma prova, o desempenho é maior e melhor, do que quando se estuda de forma geral.
Leitura de obras literárias
Alguns vestibulares têm leituras obrigatórias, mas eu aconselho que as pessoas leiam tanto os livros que vai cair sua prova, mas o que dá prazer também. Busque obras que sejam satisfatórias e leia esses livros, porque vão melhorar muito a capacidade interpretativa, de leitura, o que vai ajudar em todas as provas.
A leitura de obras literárias, obrigatórias e não-obrigatórias, ajuda bastante para a melhor interpretação das perguntas e entendimento da prova. Além disso, a leitura desses livros contribui para uma melhor construção da redação e correção desses textos.