Especialista explica Open Banking: apenas 41% da população conhece novo sistema
As instituições financeiras deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (seja pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição.
Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada, ou seja, em uma única plataforma integrada e segura (API), permitirá a troca de informações de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus sistemas, que promete tornar produtos e serviços bancários mais competitivos.

Deve ser feito com autorização do cliente, que decide quais dados serão compartilhados, com quem e por quanto tempo. As instituições financeiras deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (seja pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição. Segundo o Banco Central, a integração pode melhorar a avaliação de crédito e estimular a competição no sistema financeiro, com produtos mais adequados e acessíveis.
O cliente, por sua vez, terá acesso a quais consentimentos estão válidos, para quais instituições compartilhou os dados e quais informações, de fato, foram enviados pela instituição financeira.
Por meio dos canais digitais, as financeiras participantes vão disponibilizar um ambiente para que a pessoa tenha controle das permissões. Será possível consultar, por exemplo, as instituições participantes envolvidas no compartilhamento, os dados e serviços que forem compartilhados, o período de validade da autorização fornecida, a data de requisição e a finalidade do compartilhamento (para instituições receptoras dos dados).
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De acordo com a pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban)ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) apenas 41% da população do país tem conhecimento sobre o novo sistema. Dos que não conhecem, 45% se mostram interessados quando são informados do objetivo dessa mudança, que promete revolucionar o mercado bancário brasileiro.
André Avellino, CEO da AAX Digital , explica que o Open Banking trará autonomia para os clientes que terão seu histórico de crédito liberado entre as instituições e aumentará a competitividade entre as financeiras, ocasionando menores custos ao clientes.
“A inserção do Open Banking traz o movimento de todos os bancos num banco só, possibilitando ao cliente acesso a um cardápio enorme de serviços e produtos bancários. Algo nunca visto é colocado em prática. O novo sistema possibilitará tanto a pessoa física ou jurídica opções ilimitadas com as melhores taxas e prazos, além de atendimento digital e totalmente humanizado que priorizamos sempre aqui na AAX”, destaca o especialista em mercado financeiro.
Outro exemplo simples é facilitar a concessão de crédito, estabelecendo taxas mais certeiras ao perfil de cada cliente. Servirá também para comparação de serviços entre as financeiras, custo de seguros, rentabilidade de investimentos e dos demais produtos bancários.A ideia é criar produtos e serviços sob medida e com preços mais atrativos à necessidade do cliente, com base nos dados de consumo, renda e transações financeiras.