O empreendedor que mudou o mercado publicitário do Norte e Nordeste do Brasil
Conheça a trajetória do CEO da Agência Um Comunicação, Luiz Augusto Filho
Por Fernando Costa |
“É impossível você atingir esses objetivos, é melhor você repensar”. Quem nunca foi desacreditado ouvindo uma frase como essa em sua trajetória? Você já deve ter ouvido isso ou conhece alguém que já tenha ouvido. Não foi diferente com o CEO da Agência Um Comunicação, Luiz Augusto Filho. “Eu tive proposta para bons empregos, para desistir do meu sonho. Pessoas diziam, esse seu segmento é muito difícil, existem grandes agências, você pode não acreditar, mas é impossível você atingir esses objetivos ambiciosos que você tem. Mas eu jamais desisti”, lembra.
Luiz começou sua carreira em 1988 com uma pequena agência, em que havia um sócio e dois colaboradores. Sem dinheiro, sem financiamento e sem investidor, os 10 primeiros anos da sua história foram desafiadores. “Tive que começar literalmente do zero, numa época em que existia a tradição nas agências de publicidade locais de manter as famílias. Foi muito difícil quebrar esse status quo estabelecido no Estado de Pernambuco, foi um obstáculo que foi superado ao longo dos anos”, relata. “O mercado publicitário é extremamente competitivo, eu diria volátil. Ao longo dos anos, sobretudo no início da nossa trajetória, o mais difícil era manter a carteira de clientes e assegurar os pagamentos dos custos fixos da empresa. Estas são, sem dúvida, as maiores dificuldades de quem começa. A superação se deu com muita perseverança, foco e determinação, conquistando novos clientes, mantendo-os e reinventando o nosso negócio”.

A virada na carreira
Você viu?
A persistência e obstinação de anos de luta deram frutos e uma grande mudança aconteceu no ano 2000. “Foi uma virada na minha vida porque foi quando eu consegui um sócio investidor, que montou uma estrutura que eu tinha planejado para a minha empresa”, lembra. “Ele comprou cinquenta por cento das ações da agência e perguntou para mim: Luiz como a gente vai fazer? Eu falei: Não quero um real, eu quero que todo esse dinheiro que você vai investir seja na estrutura e na contratação, em ferramentas, porque é daí que a gente vai crescer. E foi isso que aconteceu”.
Mas se engana quem pensa que essa foi a única virada na carreira de Luiz Augusto Filho. Emocionado, ele conta por que o ano de 2003 é especial na sua vida. “Considero o ano de 2003 o marco para minha empresa, porque foi nesse ano que conheci José Janguiê Diniz e conquistei a conta da primeira faculdade do grupo Ser Educacional: a Maurício de Nassau. Criamos o brasão, o slogan: fazendo parte da sua história. E aí vieram todas as inovações de tornar Centro Universitário, de mudar nome para UNINASSAU”, comenta. “Considero não só o maior case de comunicação da agência, mas um dos maiores do Brasil. Um grupo que sai de quatrocentos e poucos alunos e atinge o patamar desse império do ensino superior que a gente ajudou de alguma forma a construir, é motivo de muito orgulho. A agência Um cresceu junto com o cliente”.
Desafios durante a pandemia e ensinamentos para quem deseja empreender
A pandemia chegou com tudo e afetou a rotina de todos os segmentos. Você certamente conhece um empreendedor que precisou se adaptar para conseguir passar por esse momento de uma maneira menos traumática e, com Luiz Augusto Filho, não foi diferente. “Acho que a pandemia veio para nos ensinar que tudo pode acontecer e de uma forma mais rápida do que a gente imagina. O que estávamos planejando que ia acontecer em 4 anos, aconteceu em 3 meses. E quem estava preparado para isso se destacou”, ressalta. “Modéstia parte, nós estávamos preparados para isso. O nosso TI, a relação que a gente já tinha, inclusive com profissionais de outros países prestando serviço para a agência online. Reuniões online que a gente fazia. Então, a nossa operação, na hora que houve a pandemia, foi rapidamente adaptada ao home office, que é uma operação que chegou para ficar e já fazia parte da nossa realidade”, afirma.
Com mais de 30 anos de carreira, Luiz aprendeu que desistir é uma palavra totalmente fora da sua realidade e incentiva quem deseja iniciar uma carreira empreendedora. “Dificuldades e muitos desafios aguardam um futuro empreendedor, é necessário acreditar com muita força nos seus objetivos para não desistir. Se você quer empreender com sucesso, seja otimista, pense positivo e, sobretudo, acredite em você! Autoconfiança é determinante para o sucesso dos negócios”, finaliza.