A importância da assessoria financeira nos investimentos

Em tempos de crise, contar com a orientação de um especialista pode contribuir para a proteção ou para o crescimento do patrimônio

Com a constante mudança no mercado econômico mundial devido a pandemia do coronavírus, é comum ficar em dúvida no momento de começar a investir. Há uma variedade de investimentos em renda fixa e variável, e para quem não tem conhecimento de mercado fica difícil tomar uma decisão assertiva, ainda mais em períodos de crise.

Antes de começar no mundo dos investimentos é necessário identificar o perfil de investidor, que pode variar de acordo com momento de vida, com a renda, objetivos e expectativas de cada pessoa. O assessor de investimentos auxilia nessa identificação do perfil de risco, que pode ser conservador, moderado ou agressivo.

Para Paulo Saad, sócio da WFlow - escritório Private credenciado à XP Investimentos, localizado em São Paulo, o assessor de investimentos desenvolve um trabalho personalizado para oferecer as melhores opções de investimentos.

“O assessor acompanha o mercado financeiro e possui conhecimento das operações para auxiliar o investidor na tomada de decisão, além de contribuir para a proteção ou crescimento do patrimônio investido. Em momentos de crise, o assessor é um especialista que está preparado para identificar e apresentar os melhores produtos no mercado”, afirma Paulo.

Você viu?

Como o assessor acompanha diariamente o mercado financeiro, ele consegue analisar e orientar o investidor quanto ao cenário a longo prazo. Por meio deste profissional, é possível ter mais precisão no momento de construir uma carteira de investimentos diversificada.

“É comum o investidor não ter tempo suficiente para acompanhar os investimentos e a oscilação no mercado financeiro. Diante disso, contar com o apoio de uma assessoria financeira pode ser essencial para administrar o portfólio e alcançar bons resultados”, ressalta Paulo.

A falta de conhecimento e excesso de informação disponível hoje nos mais diversos meios de comunicação podem causar prejuízos para os investidores que não estão atentos ao cenário econômico. Por isso, ter a experiência e o auxílio de um assessor de investimentos pode ser fundamental para conquistar um patrimônio sólido.