Muitos estão saindo da empresa que atuaram por anos e se assustando com o que estão encontrando no mercado. Não é nada pessoal, o problema não é só a sua idade, seu perfil do linkedin, seu currículo e a crise do país.

Agora você mora em outro planeta. Vivemos a maior transformação dos últimos 2.500 anos segundo o psicanalista Jorge Forbes. Ele chama esse novo planeta de terra dois.

Você pode ver vários vídeos no youtube onde ele fala sobre isso. Até um programa na TV cultura foi criado por ele para explicar as grandes transformações que a quarta revolução industrial está provocando na nossa vida. Vale a pena assistir para aprender viver e conviver nesse novo mundo. Eu assisti todos os episódios até agora que estão disponíveis no youtube para aprender e ajudar meus coachees a se adaptarem a essa nova terra.

Todas as certezas são temporárias, é o mundo vuca. A sigla vuca foi criada no campo de batalha por soldados americanos e levada para o mundo dos negócios. Vuca é uma sigla em inglês que significa:

VOLÁTIL: difícil prever cenários - mudanças RÁPIDAS

INCERTO: Apesar de grande quantidade de informações, elas não são tão úteis para compreender o futuro. 

COMPLEXO: As pessoas, funções e obrigações estão conectados e a interdependência amplia essa complexidade. Não é mais possível prever os resultados de ações isoladas, pois tudo agora faz parte de um sistema complexo e interconectado.

Um mundo AMBÍGUO: muitas maneiras de analisar esses conceitos complexos. E como esse mundo é volátil, os impactos não podem ser analisados com base num histórico ou experiências anteriores, pois quase tudo é novo.

Para se destacar nesse ambiente é necessário resiliência, flexibilidade, multidisciplinaridade e CORAGEM.

Agora você mora em outro planeta e aqui você precisa vencer o medo de vender para viver.

Mas você precisa entender que é preciso olhar a vida com outros olhos. Vender aqui não é usar gatilhos e fazer o cliente comprar pela emoção algo que não precisa apenas para garantir o seu sustento.

Estamos na era do cliente. Se você enganar uma pessoa, ela vai contar para os amigos nas redes sociais. Se você ajudá-la, ela vai recomendar você.

Mais do que nunca, entenda que vender é ajudar o cliente a resolver um problema. Qual problema do mundo você resolve?

Você viu?

Lembre-se que no mundo VUCA, em terra dois: O Sucesso do cliente é meu sucesso.

Para se destacar nesse mundo é necessário ajudar o outro. Entendemos que juntos somos mais fortes e melhores.

Desperte o potencial que há em você!! Todo mundo é vendedor!! Quando você gosta de algo, você recomenda e indica para outros.

Então a pergunta é "Qual DOR você ajuda a curar com seus talentos?"

Troque "O que você vende" por "O que e como você faz para ajudar as pessoas e empresas onde está?"

Alguns tem medo de se expor, de se vender ou de vender o produto e empresa que está. Na maioria das vezes esse medo tem a ver com o fato de não acreditar que o produto realmente resolve o problema do cliente. O medo da crítica e da rejeição pode estar relacionado com a falta de confiança no produto.

Eu vendo o que acredito, como você se vê? Para se vender é necessário autoconfiança. Autoconfiança está diretamente ligada ao autoconhecimento e a autocura.

Alguns já possuem um perfil mais vendedor (comunicador / executor), mas todos possuem a capacidade de desenvolver essa habilidade. Se você descobrir o seu perfil comportamental, seus pontos fortes e seus pontos de melhoria pode assumir o comando da sua mente e desenvolver autocontrole para confiar mais no que você é capaz de fazer e mostrar ao mundo como você pode ajudar.

Mostre as pessoas o que é capaz de fazer para ajudá-las. Melhore sua capacidade de mostrar COMO você faz isso.

Que tal aprender observar o cliente para fechar propostas? Quando você conhecer mais sobre você mesmo e seu perfil, conseguirá enxergar as diferenças também no outro e se comunicar melhor.

  • Para um analista – envie várias páginas e estatísticas com muitas explicações.
  • Para um executor – diga o que é, quanto custa, qual será o retorno sobre o investimento e o ganho. Seja objetivo ao falar do resultado.
  • Para um comunicador – Vá até ele, ouça ele falar, fale, converse, ligue.
  • Para um planejador – mostre o que as pessoas vão ganhar, vá até ele, faça-o sentir segurança.

Vender é ajudar, tenho certeza de que você gosta de ajudar as pessoas. Não tenha medo de mostrar como você pode fazer isso. O mundo está carente de pessoas com o seu talento querendo contribuir.

Sandra Carnevali
Arquivo Pessoal/Sandra Carnevali

Sandra Carnevali é analista comportamental disc e 360, Business, Executive e Agile Coach, coach de líderes, times, carreira e projeto de vida no século XXI.



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