"Ikigai" é um termo japonês que se refere a um sentido de propósito e significado na vida. Traduzido literalmente, "iki" significa vida e "gai" significa valor ou mérito. No cerne do conceito de ikigai está a ideia de encontrar a interseção entre aquilo que você ama fazer, aquilo em que você é bom, aquilo pelo que você pode ser pago e aquilo que o mundo precisa.

Em outras palavras, o ikigai é uma espécie de "razão de ser" que combina paixão, vocação, profissão e missão em uma única atividade ou conjunto de atividades. Quando uma pessoa está vivendo de acordo com o seu ikigai, ela experimenta um senso profundo de realização e satisfação na vida. Encontrar o seu ikigai pode ser um processo de autoconhecimento e descoberta que pode levar tempo e reflexão, mas pode trazer uma grande sensação de propósito e felicidade quando realizado.

Você sabia que o conceito do ikigai é utilizado no coaching de carreira e também no coaching para ampliar a capacidade de liderar?

Para usar na prática experimente essas cinco dicas para usar o conceito do ikigai para motivar um liderado a se tornar um exemplo e crescer na carreira, utilizando seus talentos em favor da equipe:

1. Ajude o liderado a identificar seus talentos e paixões, buscando entender o que ele ama fazer, no que ele é bom, pelo que o mercado está disposto a pagar e o que sua equipe precisa. Isso ajudará a criar um alinhamento entre seus interesses pessoais e as necessidades da equipe. Uma excelente ferramenta para isso é a análise de perfil comportamental disc feita por um profissional especializado que saberá dar a devolutiva para você e ele com um plano de desenvolvimento individual personalizado.

2. Encoraje o liderado a definir um propósito claro para sua carreira, alinhado com os objetivos da equipe. Isso pode envolver identificar como ele pode contribuir significativamente para o sucesso da equipe, utilizando seus talentos e paixões de maneira eficaz.

3. Incentive o liderado a buscar constantemente o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos, tanto em suas áreas de talento quanto em áreas que complementem suas habilidades existentes. Isso pode incluir participar de cursos de treinamento, buscar mentoria ou assumir projetos desafiadores.

4. Promova uma cultura de colaboração e apoio dentro da equipe, onde os membros se sintam incentivados a compartilhar seus talentos e experiências uns com os outros. Isso cria um ambiente onde todos podem se beneficiar do ikigai coletivo da equipe, aproveitando os pontos fortes individuais para alcançar objetivos comuns.

5. Reconheça e recompense o progresso e as contribuições do liderado para a equipe. Além disso, forneça feedback construtivo regularmente, destacando como ele está usando seus talentos de maneira eficaz e como pode continuar aprimorando suas habilidades para alcançar seus objetivos de carreira e contribuir ainda mais para o sucesso da equipe.

Entenda que talvez liderar seja o seu ikigai e você só precisa ampliar essa capacidade para equilibrar sua vida pessoal e profissional!

Se fizer sentido pra você, vamos conversar sobre como posso contribuir com você nesta missão tão importante que é desenvolver pessoas e realizar em equipe o que sozinho seria impossível ! Conte comigo nesta jornada!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!