"Quem tem tenda que atenda" — uma expressão antiga que permanece relevante, mesmo nos dias de robotização e inteligência artificial. Atualmente, somos atendidos por aplicativos programados para responder perguntas de maneira padronizada, ou por atendentes que, com a cabeça baixa, registram pedidos sem sequer olhar para o cliente.

Dizem que o atendimento está mais rápido e prático. Antes de concordar ou discordar, precisamos analisar os fatos. Se observarmos empresas consolidadas, cujos produtos e serviços são padronizados e já têm visibilidade no mercado, a automação acelera os processos, e a produção agradece. No entanto, se você está em um mercado competitivo, buscando seu espaço, é preciso ter cautela.

Humanizar a abordagem ao cliente pode ser a chave para criar fidelidade e se destacar. Essa abordagem pode ser o diferencial que eleva seu produto ou serviço a um patamar de valor agregado. Ou seja, seu cliente passa a perceber um valor mais significativo em sua oferta. Em um momento em que grandes empresas buscam a robotização para reduzir custos, você, que está prospectando clientes, precisa ir além. Abrir a porta e faturar não é suficiente.

Lembre-se, a automação pode ser eficiente, mas a conexão humana é insubstituível, especialmente quando você está construindo sua presença no mercado. Invista na humanização do atendimento, na criação de experiências únicas e na construção de relações duradouras. Este é o verdadeiro preço do atendimento ao cliente — uma abordagem que vai além dos algoritmos e cria laços genuínos, dando ao seu negócio um valor inestimável.

Por Anibal Teixeira, seu Mentor Financonômico
@anibalteixeira.oficial

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!